domingo, 2 de março de 2014

O FOSSO ENTRE SER E EXISTIR

Esta sociedade em que estamos a educar os nossos filhos, será ou não nociva?

Há algumas décadas havia um gosto pela rua, pela experiência táctil, pelo contacto imediato... um gosto que trazia consigo uma aprendizagem com base na experiênci
a, na vivência... que melhor maneira de aprender?!

Embora o acesso a diferentes temáticas fosse limitado por um fosso entre o status e a vontade, a criança não estagnava... desenvolvia, harmoniosamente as suas capacidades, mediante a estimulação e crença geral (não falo de religião) dos seus pais, irmãos mais velhos, avós, tios...

Demos um tremendo salto no conhecimento de tudo! Hoje parece não haver nada por descobrir... apenas por desenvolver, aperfeiçoar... Hoje o conhecimento está à distância de um simples botão. Mas falhamos no essencial: os sentidos - a percepção experimental do mundo - visão, olfacto, audição, paladar e tacto. Os cinco sentidos!

Fundamental! A necessidade de conciliar: ontem e hoje, num plano infinito de sabedoria, pois é na estimulação da curiosidade, da vontade, da percepção real, da imaginação que reside a evolução e o desenvolvimento... na possibilidade de perceber o mundo de acordo com o estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra, deixando que atinja o patamar seguinte.

Aí está o papel do Pai, da Mãe, do Educador: um guia, adequadamente parcial e imparcial.




http://www.michaelolaf.net/MONTESSORI%20and%20WALDORF.html

http://privateschool.about.com/od/privateschoolfaqs/f/montwaldorfdiff.htm

http://www.montessorianswers.com/my-experiences-with-waldorf.html


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